Autonomia do Aluno

Módolo_3
Sanches de Carvalho_3
Sanches de Carvalho

Por que

Uma das vantagens do uso de estratégias de personalização e de ensino híbrido está no engajamento dos alunos. Para eles, esses momentos de experimentação também são um aprendizado com um novo modelo. Por ser algo novo para educadores e educandos, é normal que a adaptação dos estudantes e do professor aconteça de forma gradativa, assim como será gradativa a apropriação dos elementos envolvidos em um modelo eficiente de ensino híbrido.

Veja, a seguir, o módulo sobre os elementos-chave da experiência do aluno do curso sobre ensino híbrido promovido pela Silicon Schools Fund e pelo Instituto Clayton Christensen (ative legendas em português).

Exemplos

Os quatro pilares para oferecer ao aluno uma experiência ideal em um modelo de ensino híbrido são:

1. Autonomia do aluno. Possibilitar que os alunos direcionem seu aprendizado a partir do que é importante aprender. Autonomia é o maior objetivo da educação.

2. Aprendizado personalizado. Cada aluno recebe o que precisa, no momento em que precisa. Poder atender às necessidades diferentes é uma vantagem da tecnologia.

3. Domínio gradativo do conhecimento. De acordo com os conhecimentos prévios dos estudantes, é possível identificar de onde partir para que consigam fazer com ajuda o que, em breve, conseguirão fazer sozinhos.

4. Relacionamentos produtivos. Consolidar a relação entre professor e aluno e entre os alunos de maneira positiva é uma parte essencial do processo.

Veja vídeo em que duas alunas relatam sua experiência.

Desafio

O objetivo deste desafio é estudar sobre a experiência ideal para o aluno em um modelo de ensino híbrido.

Passo a passo

1. Planejar e aplicar um modelo de aula híbrida com o objetivo de proporcionar momentos em que seja possível analisar as quatro grande ideias para a experiência ideal do aluno em um modelo de ensino híbrido.

2. Elaborar uma forma de verificar se os alunos, individualmente, atingiram o objetivo geral da aula realizada.

3. Criar uma tabela para relacionar os dados que você levantou.

4. Refletir sobre que pilares da experiência ideal foram colocados em prática nessa aula.

Sugestões

– Refletir de que forma os elementos-chave da experiência dos alunos estiveram presentes nas aulas que você aplicou até o momento.

– Elaborar propostas para viabilizar uma experiência completa para seus alunos em um modelo híbrido.

– Aplicar uma autoavaliação. Para tanto, elaborar um formulário para ser respondido on-line que faça o aluno refletir, por exemplo, sobre as facilidades e dificuldades encontradas na aula, dar sugestões para a próxima aula, entre outras informações. Essa autoavaliação deverá ser respondida após a aula.

Referências

Foco no estudante. Proposta de registro de aprendizados ao longo do desafio.

| Espaço | Cultura Escolar | Papel do Professor   | Avaliação | Autonomia do Aluno | Tecnologia