Avaliação

Aline Soares_1
VMC_DESAFIO 03 (11)
VMC_DESAFIO 03 (12)

Por que

A palavra avaliação não é das mais queridas entre os alunos, que veem nela quase uma forma de castigo. Em um ambiente de ensino híbrido e personalizado, porém, a proposta é que a avaliação seja ressignificada. Ela passa a expressar a existência de mais instrumentos no auxílio ao desenvolvimento do aluno. Da mesma maneira, a avaliação deixa de ocorrer em um ponto no fim do percurso e passa a ocorrer ao longo do processo. Seus resultados deixam de ter caráter punitivo e passam a prestar informações que ajudam o educador a intervir na trajetória de aprendizagem do aluno para que ele tenha mais sucesso. Aqui entram em cena os dados educacionais.

Veja vídeo em que professora fala sobre o papel da avaliação no ensino híbrido.

Exemplo

Quando pensamos em personalização do ensino, é importante conhecer direito cada aluno. Neste ponto, a tecnologia tem ajudado muito, uma vez que ela é capaz de registrar informações sobre o desempenho de cada estudante. Assim, uma das possibilidades de se usar dados em prol da educação começa com o uso de recursos tecnológicos para identificar o que os estudantes já sabem sobre um determinado assunto.

Além disso, ferramentas digitais podem ser usadas para traçar um perfil de comportamento do aluno e ajudar a delinear de que forma cada um aprende melhor o conteúdo. Essas informações poderão ser usadas pelos educadores para ajudar os estudantes a organizar roteiros de objetivos a serem cumpridos individualmente e de forma personalizada. A análise desses dados, portanto, passa a ser uma habilidade requerida de educadores.

Desafio

Para desenvolver a habilidade de analisar a experiência do aluno a partir de dados, educadores devem se reunir para interpretar dados dos desempenhos dos estudantes em relação a um determinado objetivo. A intenção é usar essas informações para personalizar o ensino.

Passo a passo

1. Estabelecer, com os alunos, metas de aprendizagem e registrar dados sobre o seu percurso pedagógico.

2. Refletir individualmente sobre as informações que os números trazem.

3. Discutir os dados, se for o caso, com outros professores dessa mesma turma. Analisar os critérios dos colegas e buscar soluções para personalizar o ensino do grupo.

4. Programar a próxima aula de acordo com a análise dos dados da aula anterior, buscando formas de personalizar o ensino.

Sugestões

– Compartilhar as soluções encontradas no passo 3 e 4 com colegas e aperfeiçoá-las.

– Elaborar uma lista de objetivos a serem alcançados em uma determinada atividade e, após avaliar individualmente os alunos em relação a cada um dos objetivos sugeridos, conversar com cada um e dar um retorno, também individual, sobre seu desempenho.

– Identificar, com os estudantes, a forma com que aprendem melhor um determinado conteúdo. Para isso, selecionar um objetivo de ensino e, em uma mesma aula, disponibilizar espaços em que aquele conteúdo é apresentado por meio de um recurso diferente: leitura de um texto, jogo on-line, vídeo, simulação, entre outras possibilidades. Solicitar que os alunos optem pelo recurso que preferem e avaliar os resultados dessa aula ao final dela.

Referências

Diferenciar, individualizar, personalizar o ensino, matéria do Porvir que apresenta diferentes conceitos segundo a definição da especialista Barbara Bray.

| Espaço | Cultura Escolar | Papel do Professor   | Avaliação | Autonomia do Aluno | Tecnologia