Papel do Professor

módolo_2.png (1)
VMC_DESAFIO 03 (13)
VMC_DESAFIO 03 (15)

Por que

A postura do professor em uma aula híbrida e personalizada não é a mesma que em uma aula tradicional. Aqui, quem deve estar no centro do processo de ensino-aprendizagem é o aluno, não o professor, que deve incentivar e propor atividades que valorizem as interações interpessoais. Para tanto, alguns papéis enraizados na cultura escolar precisam ser revistos. Outros papéis, por sua vez, precisam ser mantidos.

Veja, a seguir, o módulo sobre o novo papel do professor em sala de aula do curso sobre ensino híbrido promovido pela Silicon Schools Fund e pelo Instituto Clayton Christensen (ative legendas em português).

Exemplos

Repensando o papel do professor e as mudanças essenciais que ele experimenta:

1. De palestrante para facilitador. As palestras seguem ocorrendo nessa nova proposta, mas estão presentes principalmente nos momentos em que o professor precisa orientar pequenos grupos sobre os conceitos ou atividades a serem realizadas. Nos demais momentos, o papel do professor é facilitar a realização das tarefas dos grupos, incentivando o protagonismo e a divisão de tarefas dos estudantes nos grupos. Em alguns momentos, o professor pode sanar dúvidas dos alunos, porém aconselha-se que isso seja feito após deixar as interações entre os grupos ocorrerem.

2. De agrupamentos fixos para agrupamentos dinâmicos de estudantes. Ao organizar a turma, o professor deve evitar os agrupamentos apenas por habilidades, mas possibilitar que os alunos sintam-se à vontade para transitar entre os grupos. Os grupos são organizados a partir de objetivos de aprendizagem específicos e os estudantes podem migrar de um grupo para outro. Uma forma de organizar os grupos ocorre a partir dos dados sobre os estudantes que já foram levantados. O professor pode fazer uma tarefa coletiva e, de acordo com as respostas, os estudantes apresentam os conceitos em que têm mais dúvidas e migrarão para o grupo que precisam ir para aprimorar esses conceitos. A análise de dados possibilita essa personalização.

3. De explicação para intervenção. Enquanto os alunos trabalham nos grupos, o professor pode intervir com mais facilidade, dando uma atenção individualizada.

4. De foco em conteúdo para foco em conteúdos, habilidades e postura acadêmica. O professor pode analisar em seu programa quais são os conteúdos que os estudantes necessitam, a postura para serem bons aprendizes e as habilidades necessárias para terem sucesso.

5. De generalista para especialista. Fazer um rodízio entre professores para que cada professor possa ensinar aquilo com que mais se identifica.

Desafio

Após refletir sobre as mudanças essenciais do papel do professor, o educador deve escolher uma delas e procurar desenvolvê-la em sala.

Passo a passo

1. Escolher uma das cinco mudanças descritas acima, de preferência aquela que represente um desafio maior, e procurar implementá-la em uma aula no modelo híbrido;

2. Garantir que, durante a elaboração e realização da aula, o foco de sua análise esteja na mudança escolhida, mesmo que nesse processo outras mudanças se evidenciem;

3. Dar um depoimento, em um vídeo de até 3 minutos, sobre essa aula. Responder a questões como: como foi sua aula (breve descrição)? Qual mudança de papel você exercitou? O que funcionou? O que não funcionou? Qual foi o maior desafio?

4. Compartilhar o link de seu vídeo para que outros professores possam aprender com sua experiência.
Veja vídeo em que um educador compartilha a sua experiência.

Sugestões

– Procurar interagir com professores da escola, sugerindo ou ampliando discussões sobre essas questões: o que o professor deve deixar para trás em um modelo de ensino híbrido e personalizado? O que ele deve manter?

– Organizar grupos de estudantes de acordo com as habilidades de cada um e dividir os papéis deles no grupo. Para isso, verificar com os alunos qual o trabalho a ser realizado no grupo e qual a atuação de cada um para alcançar o objetivo final;

– Selecionar um dos grupos em cada aula e trabalhar de forma mais próxima com esse grupo, atuando como facilitador e intervindo para esclarecer as eventuais dificuldades desses estudantes.

Referências

O papel do professor. Proposta de registro de aprendizados ao longo do desafio.

| Espaço | Cultura Escolar | Papel do Professor   | Avaliação | Autonomia do Aluno | Tecnologia