Espaço

IMG_0646
IMG_0647
IMG_0664

Por que

A maneira como o educador organiza o espaço da sala de aula pode – ou não – promover a interação dos alunos e influenciar os papéis de todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Salas de aula com carteiras enfileiradas indicam uma proposta de aula diferente do que a que possui carteiras organizadas em semicírculo e, da mesma maneira, é possível alcançar objetivos pedagógicos diferentes a partir de um uso inteligente das possibilidades que o ambiente proporciona.

Por isso, o educador deve considerar que há momentos em que o estudante pode aprender melhor em grupos grandes; há outros em que será mais adequado optar por dividir a classe em grupos menores; há também situações em que o aluno vai refletir melhor se estiver sozinho; e há momentos em que, na mesma turma, mais de uma dessas possíveis configurações pode ser adotada.

Veja vídeo que mostra uma aula em rotação.

Exemplo

Uma das possibilidades de organização da sala de aula é conhecida por rotação por estações. Nesse formato, os alunos fazem um rodízio por diferentes estações, cada uma com uma meta pedagógica e tarefas específicas dentro de um mesmo plano de aula, sendo pelo menos uma com atividades on-line. As demais podem ser tarefas escritas em papel, pequenos projetos, instrução individualizada. O vídeo a seguir detalha o modelo (ative legendas em português).

Desafio

Para começar a experimentar o ensino híbrido, é preciso mudar a configuração do ambiente e, a princípio, o uso das tecnologias digitais não é obrigatório. Assim que o professor ficar mais confortável com o uso de novas organizações do ambiente, as tecnologias digitais podem ser inseridas, gradativamente, nas estações.

Passo a passo

1. Selecionar uma aula de 45 a 90 minutos;

2. Planejar uma atividade em que a turma trabalhe em equipes e que cada grupo tenha um objetivo diferente de aprendizagem;

3. Promover uma rotação desses grupos pelas atividades planejadas;

4. Garantir que as atividades aconteçam simultaneamente;

5. Determinar regras e tempo para que os grupos percorram as estações.

Não é necessário fazer uso de tecnologias digitais nesse momento. O objetivo desse desafio é promover a mudança da organização da sala de aula.

Sugestões

– Agendar um dia ou uma aula por semana para realizar a proposta de rotação por estações para que, gradativamente, os estudantes fiquem mais autônomos nessa proposta;- Selecionar um aluno monitor para uma das estações. Essa função é assumida de forma alternada pelos alunos e as funções do monitor devem ser escolhidas pelo group em comum acordo com o professor;

– Registrar os resultados da aula por meio de um relatório e de fotos (ou vídeo) que mostrem momentos significativos da atividade;

– Compartilhar os resultados;

– Refletir: o que funcionou? O que não funcionou? Qual foi o maior desafio?

Referências

Plano_de aula_estações. Proposta de planejamento de uma aula com estações.

| Espaço | Cultura Escolar | Papel do Professor   | Avaliação | Autonomia do Aluno | Tecnologia