Tecnologia

Santos_2
Moura
Alves do Nascimento

Por que

O elemento tecnologia, que tem sido fundamental na descoberta de novas maneiras de ensinar, abre – e muito – o leque de possibilidades pedagógicas para professores e alunos. Mas a tecnologia sozinha não faz milagre. Apenas adicionar recursos em sala de aula, como adotar lousa digital ou tablets, não quer dizer que o ensino esteja sendo transformado.

Os recursos tecnológicos devem ser adotados a partir de uma reflexão profunda sobre o que se espera deles e, acima de tudo, devem estar associados a momentos de aprendizagem cara a cara. Pela abordagem do ensino híbrido, o aluno mescla oportunidades digitais e reais de aprendizado, que formam um todo integrado.

Veja vídeo em que professores falam da mudança no uso de tecnologia após experimentarem o ensino híbrido.

Exemplos

De acordo com o curso sobre ensino híbrido da Silicon Schools Fund e do Instituto Clayton Christensen, podemos classificar os recursos tecnológicos em:

1. Softwares ou plataformas em que é possível encontrar conteúdos de diferentes disciplinas. Nesse caso, não há personalização do ensino;

2. Softwares suplementares, que podem ser utilizados para aprofundar, treinar ou introduzir conceitos durante uma proposta de ensino híbrido, garantindo algum nível de personalização;

3. Ferramentas para facilitar o trabalho dos professores com a turma;

4. Ferramentas para os alunos aprenderem itens específicos de um planejamento pedagógico.

Desafio

Começar a usar a tecnologia em sala de aula pode ajudar os educadores a oferecer um ensino mais personalizado. Os professores devem refletir sobre como usar recursos tecnológicos em seu planejamento pedagógico e, para isso, devem criar um repertório de diferentes recursos tecnológicos digitais.

Passo a passo

1. Pesquisar e selecionar ferramentas tecnológicas (plataformas, softwares, aplicativos etc.) que possam ser utilizadas em uma proposta de ensino híbrido – integrando atividades presenciais e digitais;

2. Organizar as ferramentas selecionadas em uma tabela para facilitar seu uso em aulas futuras. Compartilhar as descobertas;

3. Selecionar, planejar e aplicar uma aula pensando que sua turma deverá utilizar um dos recursos tecnológicos que você pesquisou.

Sugestões

– Selecionar o recurso tecnológico a partir do planejamento e dos objetivos pedagógicos daquela aula. É importante não inverter a lógica e elaborar uma aula para usar um recurso. Ele dever ser meio, e não fim.

– Selecionar prioritariamente recursos tecnológicos disponíveis em português; se forem em outra língua, seu uso deve ser intuitivo;

– Planejar com antecedência o uso de equipamentos dentro das escolas;

– Selecionar dois recursos diferentes que tenham o mesmo objetivo. Por exemplo, recursos tecnológicos voltados para trabalhar matemática. Utilizar em aulas diferentes e comparar os resultados;

– Verificar o planejamento de um colega e, dos recursos selecionados, escolher um deles para ensinar ao outro professor. Comparar a utilização do recurso pela sua turma e pela turma dele e avaliar as vantagens de cada um dos recursos.

Referências

Escola Digital. Site de busca de objetos digitais de aprendizagem de todas as disciplinas.

Repertório tecnológico Lista de algumas tecnologias recomendadas pelos professores do grupo.

O papel da tecnologia na sala de aula, de Marc Prensky. Artigo do autor que cunhou os termos “nativo” e “imigrantes digitais” sobre o uso da tecnologia como um suporte para oferecer um novo paradigma de ensino.

Edmodo. Plataforma que possibilita a criação de fóruns entre os estudantes e professores, além de enquetes e disponibilização de conteúdos.

Khan Academy. Plataforma adaptativa para o ensino de matemática. O professor recebe em tempo real o retorno sobre o que está sendo feito e onde estão as dificuldades de cada aluno. Uso é gratuito e o conteúdo está disponível em português.

Nearpod. Site gratuito em que professores podem criar conteúdo interativo e atividades on-line, compartilhá-las com alunos, avaliar o tempo e o desempenho deles na ferramenta. Disponível para ser usado em tablets ou computadores.

Padlet. Mural on-line em que qualquer usuário convidado para participar daquele espaço pode colar um post. Facilita a organização de fóruns, comunicação de grupos e serve como ambiente para uma sensibilização de início de aula.

Ponto Ciência. Plataforma que reúne roteiros e vídeos sobre experimentos científicos. É um ponto de encontro entre professores, alunos e entusiastas das ciências.

Geekie. Plataforma adaptativa que oferece ao aluno possibilidades de aprendizado adequadas ao perfil de cada aluno.

QMágico. Sistema inteligente de gestão do aprendizado: uma plataforma web onde você pode inserir seu conteúdo, convidar seus professores e alunos para interagir. e receber uma enorme quantidade de dados sobre alunos e conteúdos É possível gerar estatísticas e recomendações automáticas.

Tondoo. Site para criar histórias em quadrinhos.

| Espaço | Cultura Escolar | Papel do Professor   | Avaliação | Autonomia do Aluno | Tecnologia